terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Como os bebês dormem? (Por Elizabeth Pantley)



( Trecho extraído do segundo capítulo do Livro Soluções para Noites em Choro.)


Os bebês não nascem com o ritmo circadiano (biológico) do adulto. Os ciclos de dormir e despertar do recém-nascido espalham-se pelo dia e pela noite, gradualmente estabelecendo um padrão definido de sono diurno e noturno.

O relógio biológico do bebê começa a amadurecer por volta de seis a nove semanas de vida e não funciona regularmente até os quatro ou cinco meses. À medida que o ciclo biológico amadurece, o bebê atinge um ponto onde passa a maior parte do dia acordado e a maior parte da noite dormindo. Por volta de nove a dez meses, os períodos de sono do bebê consolidam-se de tal forma que ele acorda e dorme no mesmo horário todos os dias, e os períodos de sono são mais longos.

Visto que o relógio biológico é o regulador primário dos padrões diários de dormir e despertar, é fácil entender porque o bebê não dorme a noite toda – e por que esse padrão causas tantos problemas aos pais novatos!

Os bebês passam pelos mesmos ciclos de sono que os adultos, mas os deles são mais curtos e mais numerosos. Além disso, passam muito mais tempo no sono leve do que os adultos, e têm muitos mais estágios intermediários de breve despertar. Há duas razões para bebê dormir assim.

A primeira está ligada ao desenvolvimento. O padrão de sono do bebê facilita o desenvolvimento cerebral e físico. Os bebês crescem em ritmo astronômico durante os dois primeiros anos de vida e seus padrões de sono refletem necessidades biológicas que diferem amplamente daquelas sentidas pelos adultos.

A segunda razão é a sobrevivência. Eles passam a maior parte do tempo no estágio de sono leve. Isso provavelmente ocorre para que possam despertar facilmente em situações ameaçadoras ou desconfortáveis: fome, fralda molhada, desconforto ou dor. Na verdade, o famoso pediatra Dr. William Sears, em The Baby Book, diz: “Incentivar o bebê a dormir profundamente logo no início pode não ser muito interessante para sua sobrevivência ou desenvolvimento".

Todos os estágios do sono são importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil. À medida que o bebê amadurece, o mesmo ocorre com o ciclo dr sono; atingir a maturidade do sono é um processo biológico.

.

Um comentário: